segunda-feira, 27 de julho de 2009

CP 1- A DEMOCRACIA- ARTUR JORGE

O QUE É A DEMOCRACIA?

A Democracia é o poder do povo, que é exercido através do voto. É o povo que através do voto escolhe os seus representantes para os órgãos de soberania. Actualmente são eleitos através dos partidos políticos.
A Democracia surgiu na Grécia, mais precisamente na cidade-estado de Atenas no séc. V a.c. A palavra Democracia é de origem grega que se traduz da seguinte forma.
Demos = povo Kratos = poder poder do povo




Péricles foi o primeiro político a implantar a democracia e a sede da democracia Ateniense era na Acrópole.
Mas a democracia ateniense não era perfeita porque só alguns podiam votar o voto não era universal, só os cidadãos podiam votar e exercer cargos políticos.
Os cidadãos eram os indivíduos do sexo masculino filhos de pais e mães atenienses. As mulheres, os metecos (estrangeiros) e os escravos estavam fora desse conceito, logo não podia votar.

A Democracia em Portugal só vai chegar no dia 25 de Abril de 1974 até a essa data Portugal viveu num estado ditatorial.

Quem protagonizou este marco histórico foi o MOVIMENTO DAS FORÇAS ARMADAS (MFA).
Dois dos rostos mais visíveis do movimento foram o capitão Salgueiro Maia e Otelo Saraiva de Carvalho.



Foi a partir dessa data que os Portugueses adquiriram a LIBERDADE, até então não eram livres.
Os portugueses não sabiam o que era a Liberdade, porque não tinham direitos, só tinham deveres. Em Portugal os regimes políticos que existiram foram a monarquia em que o poder residia todo no Rei um poder absoluto, que só quebrado com a CONSTITUIÇÃO DE 1822 onde conferiu alguns direitos, poucos, seguiram-se mais duas constituições a de 1826 e de 1838. Este regime político durou até 1910.
Em 5 de Outubro de 1910 foi implantada a república e em 1911 foi criada outra constituição. Esta constituição vigorou até 1933.
Em 1932 António Oliveira Salazar torna-se presidente do conselho e vai iniciar uma longa ditadura conhecida por ESTADO NOVO ou SALAZARISMO.
Em 1933 é elaborada a Constituição Salazarista, que vai a votos, ganha como seria de esperar e é aprovada. Salazar vai restringir a LIBERDADE dos Portugueses. A partir dessa data acabou a LIBERDADE.

Não há via liberdade de expressão, de opinião, religiosa, cultural, de informação, existia a censura, o famoso lápis azul, onde tudo era controlado pelo estado. Havia repressão através da PIDE/DGS que incutia medo as populações, quem estava contra o estado era feito prisioneiro em cadeias para presos políticos, onde sofriam torturas, caso do Tarrafal, Caxias, Aljube e Peniche.

Tarrafal ilha de Santiago (Cabo Verde) Forte de Peniche
Não havia Liberdade politica só existia um partido politico legalizado que era o partido do regime a União Nacional os outros partidos estavam na clandestinidade.
Este foi um período de fome, fraca industrialização, a agricultura era o sector económico mais importante mas era rudimentar e de subsistência havia fome, Salazar proferiu a famosa frase “ livro-vos da guerra mas não da fome “, cada vez mais saem Portugueses do país de modo ilegal (a salto) para conseguirem uma vida melhor e também para fugirem á Guerra do Ultramar (1961 a 1974), em Portugal só ficaram as mulheres, as crianças e os idosos.
A Guerra do Ultramar teve consequências muito nefastas para Portugal, houve muitos mortos, feridos, muito dinheiro gasto em material bélico e no fornecimento de provisões aos militares e foi uma guerra sem sentido.

Embarque de tropas portuguesas


Salazar esteve no poder até 1968 sendo substituído por motivos de saúde, caiu da cadeira, literalmente, por Marcelo Caetano, no início pensou-se que as coisas iam melhorar daí mencionar-se Primavera Marcelista, mas foi uma mudança na continuidade.








António Oliveira Salazar Marcelo Caetano


Este regime politico só foi derrubado em 25 de Abril de 1974 foi a partir dessa data que os Portugueses ganharam a LIBERDADE.
Em 1976 surge a única constituição democrática em Portugal e que está em vigor.

A Constituição da Republica Portuguesa de 1976 é onde está consagrado os direitos e os deveres dos Portugueses, é a mãe de todas as leis.
A constituição já sofreu sete revisões, a ultima data de 2005








O símbolo da democracia Portuguesa é a Assembleia da Republica, é onde estão os representantes eleitos pelo povo, através do voto.


A LIBERDADE O QUE É?
A liberdade é o direito de escolha, é o pilar da democracia, é a capacidade de escolha e de decisão e responsabilidade pelos actos praticados.
O verdadeiro sentido da LIBERDADE é a capacidade de decisão, assumir as consequências pelos actos praticados, não fazer o que queremos, mas sim respeitar as opiniões dos outros. A NOSSA LIBERDADE TERMINA QUANDO COMEÇA A LIBERDADE DOS OUTROS. Responsabilidade pelos actos praticados sejam eles bons ou maus.
Somos livres de cometer qualquer acto, mas temos que assumir as consequências, que daí advém, ou seja MÁXIMA LIBERDADE, MÁXIMA RESPONSABILIDADE.

Trabalho realizado por:
Artur Jorge Marques dos Reis 2009/04/14

Sem comentários: