segunda-feira, 13 de julho de 2009

Big Bang - Artur



Em que consiste a teoria do BIG BANG?
A teoria do BIG BANG prevê um instante inicial para a origem do Universo, afirmando que no momento em que tudo começou, o que existia estava reduzido a um ponto sem dimensões.
A expansão do Universo constitui a primeira prova a favor dessa teoria, actualmente aceite de forma generalizada pela comunidade científica, que considera a expansão uma consequência do BIG BANG.




Esta teoria foi elaborada pelo cientista Geoge Gamow , que defende que o Universo terá nascido entre 13,7 biliões de anos atrás. A quando da ocorrência do BIG BANG a explosão fez com que a matéria existente se dividisse e se misturasse, resultando no que existe actualmente no Universo; estrelas, planetas, galáxias, cometas, etc.
Outra prova é a existência de radiação cósmica de microondas e também a abundância de elementos químicos leves no Universo.
Segundo a teoria do cientista Edwin Hubble o Universo continua em expansão.

Identificar diferentes estádios de evolução tecnológica na nossa capacidade de entender o Universo, tendo como exemplo as teorias de Ptolomeu/Copérnico, Kepler, Galileu, etc.


Segundo o cientista grego Ptolomeu, os planetas, o sol e a lua giravam em redor da TERRA – Modelo Geocêntrico – esta teoria é aceite até cerca do séc. XV.

CLÁUDIO PTOLOMEU


O primeiro em por em causa o Modelo Geocêntrico foi o padre e astrónomo polaco NICOLAU COPÉRNICO que defendia uma nova teoria em que o Sol está estático e que os planetas, incluindo a Terra, giram em seu redor em órbitas circulares, esta teoria recebeu o nome de TEORIA HELIOCÊNTRICA. Mas teoria por ser contra ao Modelo Geocêntrico e também contra às ideias da Igreja fez com que ele relutasse em publica-las. A obra de Copérnico só foi publicada quando ele morreu.
NICOLAU COPÉRNICO
A Teoria Heliocêntrica foi revista e confirmada pelo astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, o qual por 20 anos, realizou cuidadosas observações dos sistemas planetários.
O cientista italiano Galileu, em virtude da grande habilidade experimental, conseguiu construir o primeiro telescópico para uso em observações astronómicas.

TYCHO BRAHE
Galileu com o telescópico realizou uma série de descobertas que o levaram a defender e a divulgar a TEORIA HELIOCÊNTRICA.



GALILEU GALILEI



Johannes Kepler, astrónomo alemão, utilizando as informações recolhidas por Tycho Brahe, aperfeiçoou a teoria de Copérnico, e por meio de três leis sobre o movimento dos planetas, deu origem ao estudo da Mecânica Celeste.




JOHANNES KEPLER

Todos estes cientistas contribuíram para clarificar o Universo numa época em que existiam poucos instrumentos científicos.
A partir destes dados e com instrumentos mais desenvolvidos anos mais tarde outros cientistas realizaram experiencias que vieram confirmar estes dados, nomeadamente na constituição do Universo, nomeadamente: Einstein com a Teoria da Relatividade, outro foi o padre belga Georges Lemaítre que defendia que o Universo está em expansão, esta teoria veio a ser provada mais tarde pelo russo George Gamow e pelos norte americanos Arno Allan Penzias e Robert Woodrow Wilson, também o astrónomo norte americano Edwin Powell Hubble, que mediu as distâncias entre as galáxias, todas estas experiencias contribuíram para a defesa da Teoria do BIG BANG.






ALBERT EINSTEIN GEORGE LEMAÍTRE PENZIAS e WILSON EDWIN HUBBLE

Reflectir, no quadro da evolução e a partir de existir vida na Terra, a possibilidade de existirem outros mundos habitados e a invariância das leis matemáticas nesse mesmos mundos.

Neste momento nada está provado se existem outros mundos habitados, tudo o que existe não passa de ficção científica, estão a efectuar experiencias para se poder aferir se existiu ou não vida em outros planetas e se existem outros mundos habitados.
Existirão outros mundos habitados?
É provável que existam. Eu não sei.



Fontes:
Material fornecido pelos formadores;
Sites da internet: wikipédia e outros;

O formando:
Artur Jorge

Sem comentários: